A justificação pela fé
Rm. 5:1-5
Introdução
Não sabemos quem fundou a igreja em Roma. Não foi organizada por Pedro. Visitantes de Roma, que tinham ido a Jerusalém para a páscoa e que se converteram no Pentecoste, voltaram à capital levando a semente do Evangelho e estabelecendo essa igreja.
Quando Paulo escreveu essa Epístola aos Romanos, ele ainda não tinha ido em Roma.
Paulo desejava muito visitar essa igreja; mandou-lhes esta carta de Corinto, da casa de Gaio, cristão rico desta cidade, por ocasião da sua terceira viagem missionária.
Amados, a Justificação pela Fé em Jesus Cristo é uma das Doutrinas mais importantes do Evangelho.
O que é justificação?
A justificação é um ato de Deus pelo qual Ele declara o pecador Justo, não por seus méritos, mas pela fé em Cristo.
V. 1: Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
- Não é um processo humano, é um ato divino.
Justificação é o ato de alguém revestir-se da justiça que Deus provê. Ela perfeita.
Perdão é a remoção da nossa injustiça, o despir-se do pecado, ou abandoná-lo.
A pessoa que pôs a confiança em Cristo uma hora atrás, está tão justificada como o crente mais antigo. Nunca nos tornamos mais justificados do que no momento em que recebemos Cristo. A justificação depende de algo feito fora de nós, algo realizado na cruz do Calvário.
A justificação resolve todo o problema do nosso pecado e da nossa culpa, enterra todo o pecado e a culpa no túmulo de Jesus Cristo, e então nos coloca nos lugares celestiais com Cristo, nosso Salvador.
Amados, ninguém gosta da ideia de ser chamado pecador.
Não fomos consultados se queríamos vir a este mundo.
Nós já nascemos pecadores, a natureza do pecado entrou em nós, através do pecado de Adão.
Adão pecou voluntariamente e a sua natureza pecaminosa passou para todos nós.
Pecamos porque somos pecadores.
A base da justificação
A justificação não vem por obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo.
Rm. 3.28: Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.
Doutrina Central:
1- Não é por esforço humano.
2- Não é por religiosidade.
3- É pela graça mediante a fé.
Ef. 2.8,9: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
- A base da nossa justificação é a nossa fé em Jesus Cristo
V. 1: Sendo justificados pela fé.
- Temos que ter a fé em Jesus Cristo, que Ele é o nosso Salvador.
- O incrédulo não é justificado, porque não tem a fé em Jesus Cristo.
Rm. 10.17: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
- Quando o pecador ouve a Palavra de Deus e abre os seus ouvidos e deixa a Palavra descer ao coração, esse pecador se arrepende dos seus pecados, ele se converte ao evangelho, sua vida é transformada, e ele é justificado, se torna justo através de Jesus Cristo.
- O pecador para entrar no céu precisa ser justificado por Jesus Cristo.
- E a justificação é uma transformação de vida.
Ef. 2.1: E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.
- O pecador estava morto para Deus, morto espiritualmente, e através da justificação o pecador recebe vida espiritual.
Quais são os resultados da justificação
V. 1: Justificados pela fé, temos paz com Deus.
1- Paz com Deus.
- Antes: inimigos.
- Agora: reconciliados.
2- Acesso à graça.
- Temos entrada livre na presença de Deus.
3- Esperança da glória.
- Vivemos olhando para a eternidade.
V. 2: Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
- Os resultados da justificação nos dão confiança na glória que há de vir
A justificação concede ao crente uma nova posição em relação à lei de Deus. A Lei de Deus exigia perfeita obediência para se obter a vida eterna. Evidentemente, ninguém pode cumprir perfeitamente esta exigência.
A solução divina não foi abolir a Lei, mas, sim, fazer com que Cristo cumprisse a Lei por nós, pois, Ele pôde obedecer à lei de modo perfeito.
Mt. 5.17: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, vim para cumprir.
Rm. 10.4: Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
O propósito das tribulações
V. 3,4: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência.
E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.
As tribulações produzem:
1- Paciência
2- Experiência
3- Esperança
A fé justificada é fraca – ela é provada e fortalecida.
Somente Deus podia resolver o problema insolúvel do homem. Mas, conforme Paulo explica, Deus não poderia simplesmente declarar o pecador inocente, nem podia alterar Sua própria lei. Era mister que Deus fosse Justo e o Justificador simultaneamente,
Rm. 3.26: Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
A situação era tal que o amor de Deus não permitiria que Ele abandonasse a humanidade, nem a Sua Justiça permitiria que Ele quebrasse Sua própria lei.
A única solução era enviar um substituto que pudesse satisfazer as exigências da Lei, de tal modo que o homem tivesse comunhão com Deus.
Certo homem cometeu um crime, e foi trazido perante o tribunal. Sentiu-se grandemente encorajado quando notou que o juiz era o seu melhor amigo. O culpado ficou certo de que o juiz daria um jeito na lei para ajudá-lo.
O juiz, no entanto, não poderia abusar da justiça. Sentenciou seu amigo a pagar uma multa elevada. O culpado ficou em pé ali.
Desiludido e não querendo crer no que ouvia, enquanto observava o juiz, que, sem vacilar, levantava-se para deixar a sala do tribunal. Sua dúvida, no entanto, transformou-se em grande alegria quando o juiz no guichê do tesoureiro do tribunal e pessoalmente pagou toda a multa do culpado.
Foi isso que Jesus que Jesus fez por nós.
- Jesus pagou o alto preço por nós.
Rm. 3.24: Sendo justificados gratuitamente pela graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
O papel do espírito santo
V.5: E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
- O amor de Deus é derramado em nossos corações.
- O Espírito Santo confirma nossa salvação.
- A esperança da salvação não traz confusão, porque nós temos o Espírito Santo de Deus.
- A presença de Deus em nossos corações tira toda dúvida e confusão do nosso coração.
Justificação é uma declaração legal de estamos isentos de culpa, isto é, justos diante de Deus.
Contraste: Adão x Cristo
Adão ---------- Cristo
Pecado entrou no mundo ---------- Graça superabundou
Condenação ---------- Justificação
Morte ---------- Vida
V. 15: Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
- Uma só queda trouxe condenação.
- Um só sacrifício trouxe salvação.
- Não viva mais em culpa – você foi justificado.
- Tenha confiança na salvação.
- Permaneça firme nas tribulações.
- Viva pela fé, não pelas emoções.
Conclusão:
A justificação pela fé é uma das maiores verdades do Evangelho. Ela nos ensina que:
- Somos salvos pela graça.
- Somos mantidos pela fé – E viveremos na glória com Cristo.
